Norma nacional de cabeamento estruturado

Nem todos sabem, mas há uma norma nacional sobre cabeamento estruturado. É a NBR 14565 – Cabeamento estruturado para edifícios comerciais. Imprescindível para todos profissionais que projetam, instalam ou certificam cabeamento estruturado.

A NBR 14565 especifica sistemas de cabeamento estruturado para uso apenas em edifícios comerciais, seja ele composto por elementos metálicos (par trançado) ou fibra óptica. Existem outras normas que tratam do cabeamento a ser instalado em outros tipos de edificações, como indústrias ou residências, que trataremos em outros posts.

A última versão publicada inclui o cabeamento de data centers, mas a próxima versão, que será lançada ainda este ano, removerá essa parte, que ganhará uma nova norma específica.

O objetivo do cabeamento especificado na norma é suportar uma ampla variedade de serviços, incluindo voz, dados, imagem e automação. Para tanto, especifica itens como: sua estrutura e configuração mínimas, interfaces das tomadas, requisitos de desempenho, distâncias mínimas e máximas de cabos e enlaces, requisitos de conformidade e procedimentos de verificação. Além de recomendações e boas práticas em geral.

Para adquirir a NBR 14565, acesso este link no site da ABNT.

Se quiser conhecer os fundamento do cabeamento estruturado, conforme esta e outras normas nacionais, faça o curso online SCE100. Ao final do curso, você poderá baixar materiais de referência, realizar uma avaliação e, se for bem nessa avaliação, ainda receberá um certificado de conclusão!

Até a próxima!

Marcelo Barboza
Clarity Treinamentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.